domingo, 24 de fevereiro de 2013

“Lado a Lado”: Fotomontagem de cena parece publicidade pouco ética e leva “profissionais descuidados” da mídia a fazerem proliferar informação errada



Essa semana, vimos mais uma vez como uma desinformação ou imagem falsa pode se alastrar como pólvora pela internet, graças à falta de cuidado em checar a veracidade dos fatos antes de sair por aí copiando e compartilhando. Foi o que aconteceu com a foto de uma cena da novela das seis da Rede Globo, “Lado a Lado”, em que o capoeira Zé Maria (Lázaro Ramos) levou a médica Fátima (Juliana Knust) para conhecer o Morro da Providência, onde ele mora. A sequência foi ao ar no final do capítulo de sexta-feira (22), já passava das 19h. Curiosamente, antes das 10h da manhã de quinta-feira (21), um portal da Bahia, cujo titular tem como referência ser “um importante difusor de publicidade”, postou uma foto em que aparece uma antena da Sky ao fundo da cena, dando como um erro da produção da história, que se passa em 1910, a ser mostrado no capítulo do dia seguinte.

Há pontos a serem analisados. O autor do post colocou no crédito “Fotos Lado a Lado/TV Globo”. Só que na mesma foto divulgada oficialmente pela emissora não consta nenhuma antena. E mais: esse take da sequência nem foi ao ar. Pode ter sido cortado na edição ou o fotógrafo da Globo fez o registro durante um ensaio ou em um dos momentos do “gravando” que pode ter sido refeito. É sabido que nem todas as cenas valem de primeira. Deve ter sido esse o caso, já que na sequência que foi ao ar a personagem de Juliana Knust leva a bolsa pendurada no braço direito e em nenhum momento aparece com ela no braço esquerdo, como na fotomontagem.

A questão não é considerar ser certo ou errado “brincar” com situações usando os vastos recursos que a computação gráfica dispõe. Há muitas e divertidas montagens o tempo todo rolando na internet. O problema é esse tipo de ferramenta ser usada com intenções pouco éticas e, pior ainda, quando o resultado é a propagação por vários sites e blogs que não conferem se a ideia é apenas fazer uma brincadeira ou é “criar” factoides que podem prejudicar o trabalho de outras pessoas.

Brincar, opinar, criticar ou elogiar é um direito de qualquer pessoa em suas páginas nas redes sociais. Ali, como o nome já diz, é um ambiente social. Questionável é quando sites oficiais e, portanto, tratados como profissionais, ajudam a proliferar informações errôneas visando apenas aumentar o número de acesso a suas páginas. Nesse caso da fotomontagem, até mesmo o texto, contendo erros de informação sobre a novela, foi exaustivamente copiado e repetido em diversos blogs. É muita falta de profissionalismo ou excesso de preocupação em ser o primeiro a dar a notícia, mesmo que ela esteja errada.

Mais "Lado a Lado" em:  http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/01/lado-lado-camila-pitanga-e-patricia.html