sexta-feira, 11 de novembro de 2016

“Jogo de Panelas”: Quadro brinca com problema de dicção e mostra descuido ao não investigar alergia alimentar de inscritos


A vigésima edição do “Jogo de Panelas” do “Mais Você”, da Rede Globo, pode ser o que reuniu o grupo de participantes mais improvável de dar certo. Não apenas pelo perfil completamente peculiar de cada um como também porque à primeira vista eles não teriam quase nada que contribuísse para tornar o quadro atraente. Para agravar o improvável sucesso, teve uma participante com um problema sério de dicção e uma outra com uma alergia alimentar que poderia acarretar em grave consequência. Mas tudo foi levado na brincadeira pela apresentadora do programa, Ana Maria Braga.

O jogo consiste em selecionar cinco pessoas de da capital de um estado, dessa vez foi Goiânia, em Goiás, e a cada noite uma delas recebe as outras para um jantar temático em sua casa. Conta ponto a comida, a decoração e o figurino. Vence quem somar a melhor nota. E o ingrediente que prevaleceu nessa edição foi a discórdia, que começou com pitadas de provocação no primeiro jantar, segunda-feira (7), e caprichou na dose no último, nessa sexta-feira (11). Será que a escolha foi intencional, levando em conta que o ponto alto da edição anterior, feita no Rio de Janeiro, foi justamente as provocações de um dos candidatos, o artista plástico paranaense Anderson, que sentia verdadeiro prazer em alfinetar os outros concorrentes?

O que ficou claro é que a equipe responsável pela seleção dos participantes quis reunir perfis muitos distintos e já visando que entre eles houvesse aqueles que poderiam entrar em conflito. Na ala moderada entrou Iza, que se manteve neutra fazendo o politicamente correto o tempo todo, confessou no ao vivo que nunca entra em uma cozinha e caprichou ao se fazer de vítima para ganhar voto em seu jantar, no qual até a lasanha despencou da forma. Enquanto o sommelier Daniel e a DJ Amanda foram os mais autênticos e mantiveram o controle enquanto puderam, até não aguentarem mais e decidirem se posicionar diante das polêmicas suscitadas entre o moto-táxi Wesley e o publicitário Raimundo. Os dois não se toleraram desde o começo e a intolerância se manifestou de ambas as partes.  

Já Ana Maria Braga foi um sexto elemento no clima de discórdia. Ao receber Daniel para apresentar o primeiro jantar, com o tema Sete Pecados escolhido por ele, a apresentadora foi pouco elegante na forma de falar que Wesley desconhecia o significado de Luxúria ao ter se vestido de Faraó, pelo luxo da vestimenta. Ana Maria, achando graça de tudo, levou o troco quando ele, ao vivo, explicou no ar que tinha pesquisado sobre Luxúria na internet e escolheu a fantasia pela definição dada pelo Google. “Eu não sabia que tinha essa outra definição bíblica”, esclareceu o participante. O que serviu de lição para geral.

A apresentadora também pisou na bola e errou feio ao levar na brincadeira um problema de dicção de Amanda, que não consegue soletrar a letra erre na primeira sílaba das palavras por ter a língua presa. Foi constrangedor ver tanto Ana Maria quanto o boneco Louro José imitando a participante, quando deveriam na verdade, fazer desse caso pauta para uma reportagem que ajudasse pessoas que, como Amanda, sofrem de sigmatismo. “É uma ga-ra-cinha. Eu acho muito lindo!”, repetia a apresentadora.

Foi muito sério o descaso como foi tratado o caso de dicção de Amanda que, diga-se de passagem, tem cura e não deveria ser motivo de chacota. Mas é estranho igualmente que uma competição centrada na culinária aceite a inscrição de quem simplesmente não tem nenhuma relação com a cozinha, como foi o caso de Iza que, para piorar, revelou que corria o risco de ter a glote fechada se comesse o abacaxi servido em um jantar. Como a direção do programa não cobra da produção que na seleção dos participantes seja feita uma investigação sobre problemas de alergia ou intolerância a determinados alimentos, ingredientes ou temperos?

O nome do campeão será anunciado na segunda-feira (14) com os cinco participantes reunidos no programa ao vivo. Independentemente do resultado, seria interessante que para as próximas edições do quadro, caso aconteça, que a direção e a produção sejam mais cuidadosas na seleção. E que a apresentadora também se informe melhor sobre cada um dos participantes antes de recebê-los no programa. Ao vivo ninguém engana.


Mais "Jogo de Panelas" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/06/jogo-de-panelas-com-troca-de-farpas.html