segunda-feira, 24 de outubro de 2016

“Duelo de Mães”: Produção caprichada e carisma de Ticiana compensam escolha pouco atraente das ‘famosas’ da estreia


De forma despretensiosa, porém com o propósito de fazer alguma diferença entre as diversas atrações focadas na gastronomia que pipocam cada vez mais na televisão, o “Duelo de Mães”, que estreou nesse sábado (22) no SBT, mostrou que tem tudo para cativar seu próprio público. Principalmente aquele que não se prende ao modismo da gourmetização, pois a ideia é mostrar mães de artistas preparando pratos caseiros. Só não foi muito feliz a escolha da cantora Tays Reis e da youtuber Maju Trindade para serem as primeiras a levarem suas mães para participarem do duelo na cozinha. Embora tenham se saído bem, poderiam ter sido guardadas para outra edição. A estreia merecia famosos realmente de peso.

Mas contribuiu muito o carisma e desenvoltura de Ticiana Villas Boas, que vem se aperfeiçoando da apresentação de programas do gênero. O projeto foi idealizado pela própria, que pegou alguns ingredientes das outras duas competições de culinária das quais participou na emissora, o “Bake Off Brasil – Mão na Massa” e o “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa”, e deu seu toque pessoal no formato. A jornalista também assumiu a direção geral e a produção do programa, numa parceria com o SBT e o Discovery Home & Health.

A cada episódio haverá uma dupla de mães de famosos participando de duas provas, acompanhadas dos respectivos filhos e outros três parentes ou amigos. Na primeira prova, elas cozinham o prato que mais gostam de fazer em casa e são avaliadas por um chef renomado convidado do dia. Na segunda, o chef indica a receita de família dele que as mães devem reproduzir e a avaliação será feita às cegas: os dois famosos, acompanhados de mais um familiar, são isolados da cozinha para depois provar os pratos e dar a nota sem saber a mãe de quem fez. Caso haja empate nos quatro votos, o chef desempata.  

No primeiro episódio, Celice fez um bobó de camarão, incentivada pela filha Tays e pelos quatro amigos que ela convidou cantando o refrão de “Metralhadora”, música que tornou a cantora conhecida esse ano no Carnaval da Bahia. E Karina preparou o seu estrogonofe de frango, observada nervosamente pela filha Maju, que levou para acompanhá-la os avós e dois primos. Celice ganhou pelo voto do chef convidado Rodolfo de Santis, mas na última e decisiva, Karina venceu ao preparar a melhor berinjela à parmegiana, receita italiana da família de Santis. A mãe de Maju recebeu três dos quatro votos às cegas.

Sem dúvida a parte visual valoriza muito o programa. A direção de arte caprichou no cenário, que lembra muito a cozinha do “Bake Off”, montada em uma espécie de lounge ao ar livre, duas bancadas para as cozinheiras e espaço para os familiares, com móveis e acessórios coloridos e delicados. Parecem até ambientes de casinha de bonecas.

“Duelo de Mães” terá dez episódios, sendo que na final as mães vencedoras de cada semana disputarão o prêmio de R$ 5 mil. Entre os próximos famosos que já gravaram estão os cantores Wanessa e César Minotti e a modelo Isabella Fiorentino.


Mais competição de culinária em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/07/bake-off-brasil-competicao-culinaria.html