segunda-feira, 10 de junho de 2013

“Programa do Gugu”: Augusto Liberato, sem demonstrar contrariedade, despede-se da Record dando um “fiquem com Deus” na saída da emissora evangélica que não honrou seu trato firmado há quatro anos


Gugu Liberato, de cabelo levemente pintado de castanho e sem demonstrar qualquer sinal de despedida, manteve a naturalidade durante a última edição do “Programa do Gugu” na Record nesse domingo (9). O apresentador só se manifestou no encerramento da atração, quando fez uma breve despedida exaltando o trabalho de sua equipe, reduzida por contenção nos custos, e agradecendo a Deus os anos em que trabalhou na emissora, braço da igreja Universal do Reino de Deus.

Gugu decidiu pedir a rescisão de seu contrato, quatro anos antes do previsto, por não ter aceitado o corte de verbas de seu programa e a tentativa da direção da emissora do bispo Edir Macedo de reduzir seu salário, de R$ 3,5 milhões, acertado há quatro anos. A Record confirmou oficialmente o fim do contrato com Augusto Liberato na sexta-feira (7) e já no sábado (8), Rodrigo Faro anunciou em seu “Melhor do Brasil” que a partir da próxima semana seu programa irá ocupar as tardes de domingo da emissora. A partir de agora, Faro irá concorrer com o “Domingão do Faustão”, depois de ter várias vezes incomodado a audiência do “Caldeirão do Huck” que, curiosamente, será apresentado por Luciano Huck ao vivo na próxima semana, depois do resultado nada satisfatório no ibope nesse sábado (8).

Só para lembrar, o “Programa do Gugu” estreou na Record em 30 de agosto de 2009, às 20h, ao vivo. Em 30 de maio trocou de horário com o “Domingo Espetacular” e passou a ser exibido das 16h às 20h. Mesclando o entretenimento divertido de auditório com os momentos apelativos de assistencialismo emotivo, a atração tinha quadros como o “De Volta Pro Meu Aconchego” e Sonhar Mais Um Sonho”. Em 2011 ele estreou o “Escolinha do Gugu”, cópia da “Escolinha do Professor Raimundo”, de Chico Anysio. E este ano passou a apresentar o “Quem Quer Viajar Comigo?”, quadro com formato muito parecido ao “Rola ou Enrola” do programa “Eliana”, do SBT, e o “Desafio Musical”, numa clara releitura do “Qual é a Música?” que fez sucesso nos anos 80 e 90, apresentado por seu ex-patrão Silvio Santos, no SBT.

Após quase duas horas de “Desafio Musical”, às 17h50 Gugu anunciou o “De Volta Para o Meu Aconchegou”, gravado, e avisou que após o quadro falaria sobre sua saída da Record. E foi assim que aconteceu. Sem adotar um tom apelativo e totalmente tranqüilo, ele fez sua despedida, sem fazer qualquer menção agressiva aos reais motivos que motivaram sua saída.  “Hoje termina a minha parceria com essa casa. Eu queria agradecer à Record que sempre me proporcionou uma excelente estrutura e a oportunidade de estar junto de vocês todos esses anos, aos colegas com quem convivi e vou, com certeza sentir muitas saudades. Eu também queria agradecer à minha equipe que incansavelmente (mostrando a imagem de todos) trabalhou para realizar as mais loucas ideias que surgiram e agradecer principalmente a vocês do meu auditório, ao público de casa que me conhece e me prestigia há mais de 30 anos. Olha, sem vocês eu não seria nada. Então, fiquem com Deus e uma boa noite. Tchau, gente!”.

Em qualquer emissora que Augusto Liberato se apresente será alvo de críticas por seu estilo almofadinha e ensaiado de ser, mas é preciso reconhecer que o apresentador teve a hombridade de não se submeter às novas regras impostas pela direção da Record que não correspondiam às cláusulas firmadas em seu contrato. Independentemente de audiência, que vale muito no bolso, a balança da Justiça pesa conforme o que foi firmado. É o preto no branco que prevalece e deve prevalecer.

Mais "Programa do Gugu" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/04/programa-do-gugu-versao-do-qual-e.html