terça-feira, 30 de agosto de 2016

“Programa do Porchat”: Fabio Porchat conduz com desenvoltura e segurança uma mistura de talk show com quadros de humor


Fabio Porchat nunca escondeu que o programa que leva seu nome na Record teria a mesma dinâmica do “The Tonight Show”, um dos talk show mais antigo da rede norte-americana NBC. Por isso mesmo desde a estreia do “Programa do Porchat”, na quarta-feira (24), alguns telespectadores estão fazendo comparações e dizendo que o comediante está copiando o “The Noite”, de seu amigo e agora concorrente Danilo Gentili, do SBT. Na verdade, tanto um quanto o outro, assim com Marcelo Adnet com seu “Adnight” na Globo, não buscaram criar algo novo, os três copiaram um formato já batido nos canais internacionais. O que pesa realmente na comparação é a desenvoltura de cada um à frente de sua própria atração. Há mais de dois anos no ar, Danilo está mais confortável, com as engrenagens de seu programa azeitadas. Adnet não foi muito feliz em sua estreia semana passada, mas, como sua atração é semanal, tem mais tempo do que os outros para fazer ajustes.

Já o “Programa do Porchat” em apenas uma semana no ar mostrou que pode ser uma grata opção nos finais de noite, apesar do horário ingrato, por volta de meia-noite. Fábio Porchat se mostra seguro e ágil nas entrevistas, não deixando escapar a chance de zoar os convidados, como fez nessa segunda-feira (29), quando recebeu Pedro Cardoso e Joelma. Com o ator, que anda esbanjando simpatia desde que saiu da Globo, ele até fez uma encenação em que o eterno Agostinho da “Grande Família” vai ao seu camarim pedir emprego na emissora do bispo Edir Macedo. “Tá vindo no nosso programa, você tá fechando o caixão, né? Já na Luciana Gimenez, foi no Gugu, no Danilo Gentili, foi vender tapete persa, foi em todo lugar”, disse Porchat durante a entrevista. E Pedro Cardoso nem se ofendeu! Até rebateu depois: “Deus é pai. Você está na Record, cara!”.

Não foi diferente com Joelma. Quando a cantora deixou a bola quicando ao afirmar que não gosta de se inspirar no que todo mundo faz, porque quer fazer o que ninguém está fazendo, ele largou no ato: “Deixa a Shakira se inspirar em você, né?”, ironizou, já que momentos antes havia mostrado Joelma cantando em espanhol num clipe claramente copiado de uma música da cantora colombiana. A paraense levou dois segundos para entender e só lhe restou jogar os cabelos e dar risada.

A ideia de abrir o programa comentando assuntos do dia que vão desde política até celebridades foi uma boa solução para falar sobre artistas que não poderão ser seus convidados, como os contratados da Globo e do SBT. Embora logo na estreia Porchat tenha feito uma pegadinha com Tatá Werneck, colocando no ar uma ligação telefônica que ele fez para a atriz, que é sua amiga e, sem saber, acabou sendo entrevistada via celular. Também lhe rendeu pontos ter sido o primeiro a entrevistar Sasha Meneghel, filha de Xuxa e Luciano Szafir, que, mesmo sendo ela conhecida apenas por ser filha da Rainha dos Baixinhos, desperta sempre a curiosidade do público. A descontração do humorista deixou a garota à vontade e o bate-papo fluiu solto. Encerrar com Wesley Safadão não poderia dar errado. Mas ganhou o reforço de uma ligação feita para a simpática mãe do cantor. E a entrevista com Tiririca na, quinta-feira (25), só não foi mais atraente porque o palhaço e deputado não trouxe nada de novo.

A ideia de misturar talk show com quadros de humor em que Porchat atua com outros artistas da casa, como já fez com Marcos Mion e Rodrigo Faro, entre outros, funcionou bem na estreia. Nos dois programas seguintes, no entanto, tanto a pegadinha num banheiro com Roberto Justus quanto a paródia da “Grande Família” foram bem sem graça. A interação com os integrantes da banda Pedra Letícia, fixa no programa, não chega a ser algo sensacional, mas não incomoda. O que vale é que, ao menos, a proposta de entretenimento está sendo muito bem cumprida.


Mais estreia em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/08/adnight-marcelo-adnet-erra-na-escolha.html