quarta-feira, 17 de agosto de 2016

“MasterChef Brasil”: Com final já gravada, empolgação e expectativa de competição culinária se esgota no penúltimo episódio


Já que a Band deverá manterá o mesmo formato das duas temporadas anteriores na grande final do “MasterChef Brasil 3”, na próxima semana, mesclando ao vivo com gravado, é possível prever de antemão que o último episódio realmente empolgante dessa terceira temporada foi ao ar nessa terça-feira (16), quando aconteceu a disputa entre Bruna, Leonardo e Raquel pelas duas vagas de finalistas do programa. A competição culinária movimentou as redes sociais e as torcidas de cada participante. Por mais que a mídia e alguns internautas tenham tentado cometer o famoso spoiler e anunciar antes a vitória da dupla Bruna e Leo e, consequentemente, a eliminação de Raquel, nada tirou a expectativa pelo resultado durante a realização de cada prova enquanto o programa estava no ar.

Expectativa maior poderia ser incentivada a acontecer se a decisão entre os dois finalistas realmente acontecesse ao vivo. O que já está totalmente descartado pois, como se viu nas “cenas do próximo programa” que encerraram o episódio de ontem, a prova derradeira entre Leo e Bruna já aconteceu. Apenas o nome do grande campeão só será conhecido na hora em que o programa for ao ar. Ao menos já é do conhecimento do público que o último episódio não será 100% ao vivo.

Nas duas primeiras temporadas, quando a emissora anunciou uma final ao vivo, a promessa não foi cumprida. E, pior, a emissora não assumiu o engodo e tentou ludibriar o público mesclando cenas gravadas das provas que já haviam sido realizadas com imagens dos apresentadores e finalistas diretamente dos estúdios. Vale lembrar que muitos dos convidados que foram assistir “ao vivo” na plateia, levantaram-se e foram embora ao perceberem que assistiriam tudo em um telão até a hora do anúncio do vencedor. Pegou muito mal.

Assim como pega muito mal a falta de imparcialidade da chef Paola Carossela ao julgar alguns participantes. Já tinha acontecido no protecionismo que ela deu a Gleice, e voltou a acontecer nesse último episódio em que a chef deu uma aula e toda a receita de como Bruna faria sua sobremesa de pera. Ensinou até como a mineira deveria empratar. “Ela está bem encaminhada”, disse Paola aos demais jurados, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Como assim? Em uma semifinal a jurada ainda precisa “encaminhar” a participante? Ficou evidente o destaque dado para Bruna até na edição, já que a maioria dos depoimentos que intercalou o programa inteiro foi dela.

Enfim, ficando em primeiro ou segundo lugar, ambos saem ganhando. Aliás, essa foi mais uma falha de estratégia da emissora: divulgar com antecedência que o segundo lugar também ganharia um curso na Le Cordon Bleu do Canadá. Poderia ter deixado essa “surpresa” para “tomperar” a final. Ou seja, os dois já são vencedores.



Mais "MasterChef Brasil" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/08/masterchef-brasil-relacoes.html