segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

“Domingão do Faustão”: Desabafos de artistas contra o governo ganham destaque na entrega do prêmio Melhores do Ano


Cássia Kis não levou o troféu de melhor atriz coadjuvante no “Melhores do Ano” no “Domingão do Faustão”, mas se tornou a protagonista da cerimônia no final da premiação nesse domingo (13), na Rede Globo, quando Fausto Silva pediu que cada um dos artistas reunidos no palco manifestasse seus desejos para 2016. No programa, ao vivo, após alguns atores terem ficado na zona de conforto desejando mais paz, amor, saúde, respeito e por aí vai, Cássia foi enfática e já começou avisando que seria bem política: “Eu quero que o governo se pergunte finalmente qual é a função dele, por que ele existe? Pra trazer educação, pra finalmente não colocar ninguém na cadeia punindo quem é ignorante, e é ignorante por causa do governo. Ele, o governo, nos faz ignorantes! E não pode mais fazer isso”. E sob os aplausos e gritos de aprovação da plateia, a atriz concluiu seu desabafo, com voz trêmula, visivelmente emocionada: “Nós pagamos o governo, o presidente é quase nosso empregado, é a nós que ele deve todas as obrigações. A nós!”.

Paola Oliveira endossou as palavras de Cássia e acrescentou: “Que a gente não se cale e faça no dia-a-dia a justiça que tem que ser feita. Não só esperando dos outros, vamos movimentar os nossos desejos”, afirmou ela, que levou o prêmio de melhor atriz de séries, minisséries e seriados. Já Tonico Pereira, que perdeu o prêmio de melhor Ator Coadjuvante para Rainer Cadete, de “Verdades Secretas”, começou brincando, dizendo que queria mais 20 anos de trabalho para pagar suas dívidas, e concluiu alfinetando: “E fundamentalmente uma Câmara dos Deputados que represente verdadeiramente o povo brasileiro. Por que a culpa não está sempre no executivo, nós temos uma quadrilha na Câmara dos Deputados”.

Mas foi a manifestação de Cássia Kis que logo ganhou as redes sociais, a maioria considerando que as palavras de Alexandre Nero, que levou o prêmio de Melhor Ator e falou logo depois dela, foram direcionadas à atriz que interpretava Djanira, a mãe de seu personagem, Romero, em “A Regra do Jogo”: “Eu acho que a gente precisa de menos opiniões e mais conhecimento. Vamos atrás de conhecimento, saber das coisas”, disse o ator, de forma curta e grossa. Se a intenção de Nero foi cutucar ou não a atriz, o desejo de Juliano Cazarré, último da fila a se manifestar, alinhavou muito bem um possível “clima” no ar ao desejar tolerância e liberdade para todos: “Liberdade de pensamento, liberdade de opinião, liberdade sexual, liberdade e tolerância para lidar com a liberdade do outro”, afirmou Cazarré, que também contracenou com Cássia em “A Regra do Jogo”.

Pelo jeito, os programas estão virando palco fácil para desabafos de famosos revoltados com a política do país. Há duas semanas, a apresentadora Christina Rocha também aproveitou o fato de estar ao vivo no programa dominical “Eliana”, do SBT, para fazer seu discurso político contra o ex-presidente Lula. Só que, no caso dela, sua postura pegou a apresentadora Eliana de surpresa, enquanto no “Domingão” reações desse gênero são previsíveis, já que o próprio Fausto Silva costuma sempre levantar no ar a bola para questões políticas. É por aí mesmo. Como diz Cazarré: liberdade e tolerância.


Mais sobre Christina Rocha no programa "Eliana" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/11/eliana-cristina-rocha-lava-alma.html