sexta-feira, 30 de outubro de 2015

“MasterChef Junior”: Jurados precisam ser mais imparciais e assumir que competição é de culinária e não da criança mais fofa


Nem sempre a ideia de fazer versões mirins para competições adultas, seja de que gênero for, dá certo ou consegue um retorno tão bom do público das mais distintas faixas etárias como está acontecendo com o “MasterChef Junior”, da Band, que vai ao ar nas noites de terças-feiras. Graças ao sucesso, a direção da emissora já planeja reprisar cada episódio nas tardes de sábado, facilitando a vida do telespectador infantil que precisa dormir cedo. Além de a emissora estar se utilizando do formato de uma disputa culinária que faz sucesso em emissoras de televisão no mundo todo, conta muito a favor a excelência dos competidores selecionados. Inicialmente foram 20, sendo seis eliminados na estreia, semana passada, dia 20, e outros dois nessa terça-feira (27).

Sem dúvida alguma está presente ali uma geração de futuros chefs de cozinha, de entre 8 e 13 anos de idade, com habilidades excepcionais que deixam muitos cozinheiros veteranos literalmente babando. Como acontecido até mesmo entre os jurados, os chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin Lacan e Paola Carosella, que não poupam elogios aos pequenos aprendizes de cozinheiro. A versão infantil também tem mostrado a apresentadora Ana Paula Padrão funcionando bem melhor na condução de crianças do que mostrou nas duas temporadas anteriores destinadas a adultos.

Só para dar uma pincelada sobre a estreia, um erro gritante foi terem colocado os pais dos competidores para assistirem do mezanino à primeira prova. A interferência de alguns foi irritante, como foi o caso do pai do pequeno Lorenzo, de 13 anos, que não parava de dar pitacos, desconcertando o filho. Foi preciso Ana Paula pedir menos conversas entre os familiares presentes na cozinha.

Felizmente foi a única prova em que a presença dos pais foi permitida. A partir daí, mais soltos, pode-se perceber o quanto são todos solidários entre si e muito mais organizados do que os adultos. “O que será que a gente perde quando a gente cresce?”, filosofou Paola. Mas o que mais surpreende é o domínio que a maioria tem sobre tempo de cozimento dos alimentos, redução de molhos, combinação de ingredientes, e por aí vai. Logo de cara o cardápio oferecido por eles incluía carne de javali, capeletti de barriga de porco, risoto de limão siciliano, arroz vermelho... E a montagem dos pratos apresenta uma criatividade de dar inveja a muitos cozinheiros formados.

Apesar da pouca idade, todos trazem alguma bagagem de experiência na cozinha. Matheus, de 11 anos, explicou tranquilamente o porquê do nome do bife ser T-Bone: por causa do osso em formato de T que o corte da carne tem. Assim como Laura, também de 11 anos, que contou a história do macarrão ao molho Alfredo com a mesma espontaneidade que se referiu à sua empanada quando estava sovando a massa: “Olha a minha massa, parece um cocô”.

Em dois episódios deu para perceber que Aisha, de 9 anos, será a bonequinha e Laura, a queridinha. Enquanto Ivana, 9 anos, já passou da conta na cota de choro. Na estreia, chorou porque não conseguia amassar a batata para o nhoque. Fogaça foi lá ajudar. Depois, chorou quando não conseguia tirar o insufilme do rolo. Ana Paula a socorreu. Também chorou porque se atrapalhou ao empratar as empanadas. E voltou a chorar na hora de levar o prato para os chefs provarem. Jackin até lhe deu um guardanapo para secar as lágrimas.

Ok que os jurados tenham que ter um cuidado especial para não lidar com a sensibilidade e o psicológico das crianças, mas também precisam ficar atentos para não acabarem favorecendo mais os que fazem mais cena, em detrimento dos que realmente cozinham melhor. A competição é de culinária e não da criança mais fofa. É preciso ficar atento ao paparico exagerado para que eles não acabem prejudicando a própria Ivana, que já traz consigo a pecha de ser filha de Fabio Coelho, presidente da Google Brasil e Vice-Presidente da Google Inc..

Fora isso, é esperar que a imparcialidade predomine e que realmente vença quem cozinha melhor. A criança campeã levará o troféu de Primeiro MasterChef Junior do Brasil, uma viagem para a Disney com direito a cinco acompanhantes, um curso de culinária e um Vale Compras do Carrefour no valor de R$ 1 mil por mês.



Mais "MasterChef" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/09/master-chef-brasil-band-peca-ao-tentar.html