quinta-feira, 22 de outubro de 2015

“Além do Tempo”: Passagem de época para modernidade foi de uma delicadeza e de uma profundidade dignas do desfecho de grandes clássicos da teledramaturgia


Foi de emocionar e de lavar a alma do público carente por histórias bem escritas, interpretadas com a entrega e o talento que só grandes atores conseguem mostrar e uma competência ímpar de toda uma equipe envolvida na produção, caracterização, cenografia, iluminação e direção geral o capítulo dessa quarta-feira (21) que marcou a mudança de fase de “Além do Tempo”, novela das seis da Rede Globo. É bem verdade que nesses três meses no ar, a trama escrita por Elizabeth Jhin e pertencente ao núcleo do diretor Rogério Gomes, o Papinha, sempre mostrou uma qualidade ímpar em todos os quesitos que envolvem uma excelente história de época.

E foi de forma magistral que a história se despediu do século XIX para voltar agora com os mesmos personagens reencarnados nos dias atuais. É até difícil destacar um ou outro ator na defesa de seus personagens, já que todos foram responsáveis pelo conjunto de uma obra primorosa. Mas é impossível não citar Irene Ravache que, sem dúvida alguma, com sua interpretação irretocável foi a luz que se se irradiou e ajudou a fazer brilhar as demais tramas paralelas. A cena em que sua Condessa Vitória, tendo como única companhia sua fiel escudeira Zilda, encarnada pela também excepcional Nívea Maria, apaga a vela e a noite se faz em todo o casarão foi de uma delicadeza e de uma profundidade dignas do desfecho de grandes clássicos da teledramaturgia.

Já no penhasco, Rafael Cardoso (Conde Felipe), Alinne Moraes (Lívia), Paolla Oliveira (Melissa) e Emílio Dantas (Pedro) viveram um momento épico em suas carreiras na sequência derradeira que resulta nas mortes de Felipe e Lívia, em que Pedro, após assassinar Melissa, movido pelo ódio ao vê-la lançar sua amada no abismo, mas que não soube se redimir ao ter a oportunidade de salvar Lívia, pois para isso teria que antes ajudar seu rival. Cego de ciúmes, Pedro acabou sendo o maior responsável pela tragédia final.

O texto de encerramento dessa primeira fase, dito através dos pensamentos de Felipe e Lívia enquanto morrem abraçados no fundo do mar é de uma profundidade ainda maior, quando Lívia pede ao amado que reze com ela: “Tem que ter fé!”, diz ela. E o Conde questiona como Ele pode brincar com os sentimentos humanos: “Que Deus é esse que parece se divertir, que permite que os que se amam se separem? Como você que eu amava, que eu nunca deixei de amar”. A plasticidade dessa última cena ganhou um impacto maior pela trilha sonora escolhida, a música “Together”, da banda The XX.

E o corte para 2015 não poderia ser em um lugar mais significativo que mostrasse a velocidade dos tempos modernos: uma estação do metrô onde, sem se conhecerem, Felipe e Lívia passam um pelo outro, trocam olhares e, por causa de um esbarrão de Ariel, os dois não tomam o mesmo vagão. Vale lembrar que há 150 anos Felipe e Lívia tiveram seu primeiro encontro quando a charrete em que ela estava, conduzida pelo mesmo “anjo” vivido por Michel Melamed, quebrou e quem ajudou no conserto foi o Conde, que passava por ali por acaso, a cavalo.

Independentemente de ser uma história que tem como viés o espiritismo, o que fica realmente é o resgate de um padrão de qualidade que faz falta em qualquer programa, em qualquer época e seguindo a doutrina que for. E, acima de tudo, que o valor do conteúdo de sua mensagem não se dilua nos tempos atuais.


Mais "Além do Tempo" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/09/alem-do-tempo-irene-ravache-e-nivea.html