terça-feira, 11 de março de 2014

“Mais Você”: “Você Poderosa” peca por falta de originalidade, por escolher personagem que tem condições de fazer sua própria transformação e ainda parecer fazer parte da panelinha da produção do quadro


Há tempos sem alimentar meu blog, hoje bateu uma vontade de escrever ao assistir à reprise do dia do “Mais Você”, da Rede Globo, exibida nessa terça-feira (11), às 18h45 no canal Viva, em que foi apresentado um quadro chamado “Você Poderosa”. Era apenas mais uma dessa tantas versões de “transformação” no visual de um anônimo que já fizeram sucesso em programas da Xuxa, na mesma emissora, e em tantos outros programas da Record, Rede TV!, SBT...

Enfim, nenhuma novidade. Mas, à medida em que a escolhida era apresentada, mais me surpreendia o fato de ela não ter nada de “alguém que precisa de uma oportunidade para se transformar”. Uma jornalista de Iguaba, cidade fluminense na Região dos Lagos, que se vestia de forma despojada e buscava o filho na creche sempre de camiseta e short. Que novidade há nisso numa cidade interiorana de praia?

Não vou nem citar a “equipe” de transformadores, porque isso não é o mais relevante. Até porque estavam todos literalmente atuando, fazendo caras e bocas e exagerando na expressão de horror ao se depararem com o guarda-roupa da eleita que era muito melhor do que a de muitas mulheres de qualquer região.

Aí a tal escolhida, a jornalista Andrea, finge ser surpreendida pela produção do programa, num vestido verde e "toda boa". “Foi por acaso que hoje resolvi me arrumar mais para ir à creche”, diz ela, de forma ensaiada tentando disfarçar. Na boa, quando começaram a mostrar as roupas dela que, segundo a equipe do programa, iria para um brechó, deu vontade de desligar a televisão. Eram todas roupas boas e até bem novas. E os seus produtos de beleza, que foram para o lixo por estarem com validade vencida, que, só pela embalagem dava para perceber que eram todos de marcas? Aí são todos substituídos pela empresa de cosméticos patrocinadora do quadro!!!!

E ainda tem o detalhe de ela “deixar escapar” que tinha um problema no dente, para ganhar um tratamento dentário. E a “equipe” do quadro sempre festiva? Estavam todos se achando verdadeiras celebridades.

Na boa, o discurso de Ana Maria Braga no programa foi irretocável. Mensagens de superação são sempre bem-vindas. Mas essa “personagem” do dia não tinha nada a ver com a verdadeira mensagem de superação dada no programa. Ficou feio. Pecou pela falta de originalidade e por escolher personagem que mais parece fazer parte da panelinha da produção.