terça-feira, 27 de agosto de 2013

“Amor à Vida”: Condição sexual não deveria se sobressair mais a caráter e exemplo que personagem dá em novela de horário nobre em que ele é também um ser humano


Desde que Felix, em “Amor à Vida”, novela das nove da Rede Globo, assumiu sua condição sexual e foi cruelmente rejeitado por César (Antonio Fagundes), a discussão girou e continua girando apenas em torno de um pai rejeitar um filho gay. Esqueceram-se, no entanto, de lembrar que o personagem de Mateus Solano não representa a grande maioria de quem está nessa condição. O personagem traz consigo não apenas a condição de homossexual como também a falta de caráter, o cinismo, o vilanismo, o mau-caratismo.

É claro que todo ser humano traz consigo todos os defeitos e todas as qualidades. Mas Félix acabou se tornando um ser quase emblemático na novela de Walcyr Carrasco. Está longe de representar o que deveria ser o comum, o normal, o respeitável, o aceitável. Virou uma figura que usa sua sexualidade para atrair a atenção de uma forma desumanamente cruel com trejeitos e frases de efeito disparadas para todos os lados. Fora da realidade? Nem tanto. Há, sim, muitos Félix por aí. Ele mexe com religião, quando diz frases de efeito nem tão originais assim, como “Eu salguei a Santa Ceia”. A frase é tão batida quanto “Joguei pedra na cruz e acertei no olho”. Ouço isso desde a minha adolescência. Não é novidade.

Mas, diferentemente do Crodoaldo, personagem interpretado por Marcelo Serrado em “Fina Estampa”, e outros personagens assumidamente gays em tantos outros folhetins em que o toque de graça encobria seus traumas, Felix traz em si muito mais do que sua condição sexual, ele traz o aspecto psicológico familiar e, acima de tudo, o seu caráter. Felix não é apenas a retratação do gay enrustido, é a retratação do gay sem caráter. Tanto que ele mantinha relações sexuais com a mulher como se hetero fosse. E ela aceitava e continua aceitando tudo numa relação terapeuticamente necessitada de avaliação. E nada é citado se nesse vai e vem de relacionamentos existe um cuidado de prevenção nas relações.

Felix se relaciona sexualmente com sua mulher com a mesma facilidade com que faz o mesmo com seu Anjinho. Alguma coisa está errada aí. E não é questão de preconceito. É questão de educação sexual. Seja qual for sua orientação. Voltamos aí à antiga questão da “função social” da novela. Em nenhum momento é dito que o sexo é feito de forma segura...

Mais "Amor à Vida" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/07/amor-vida-marina-ruy-barbosa-peca-ao_12.html