sábado, 6 de julho de 2013

“Na Moral”: Pedro Bial estreia segunda temporada sem inovações, tema requentado tratado de forma tendenciosa e convidados com posições conhecidas e já previsíveis

Pedro Bial não inovou nas chamadas nem na estreia da segunda temporada de “Na Moral”, primeiro programa de sua autoria. Tudo bem que seja mais do mesmo no formato, mas, sendo um produto de um jornalista com larga experiência que vai dos muros de Berlim às cercanias do Big Brother, esperava-se uma ousadia maior, uma revolução dentro dos próprios parâmetros que o tirassem do cercadinho de um reality show que se repete há décadas.

O formato é o mesmo da primeira temporada. O tema? A descriminalização ou a legalização das drogas. Entre os convidados famosos estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aquele que fumou, mas não tragou, Marcelo D2, aquele que está sempre a postos para fazer apologia musicalmente e a atriz Fernanda Montenegro, que, sem modestia, confessou se achar a cereja do bolo no programa após defender a liberação das drogas citando Fernando Pessoa: “Se te queres matar, não, não me deixes matar”, repetiu ela mais de uma vez.

Na parte da reportagem em que se mostrou a evolução do tratamento do tema em Portugal não deu para entender o porquê de colocar legenda “traduzindo” o português dos portugueses entrevistados na materia gravada no país lusitano. Traduzir “moka” = “onda”, tudo bem! É uma gíria. Mas, no mais, ficou desnecessário. E a plateia teve que usar coletes com cores que mostravam suas posições: vermelho contra, verde a favor e amarelo sem opinião sobre o assunto. Pareceu mais uma brincadeira de adolescente.

“Discordar não é brigar”, dizia Bial nas chamadas. Mas ele próprio se rendeu quando os dois especialistas de saúde engrossaram a discussão sobre legalização e descriminalização de drogas. “Vamos pedir luvas de boxers”, interveio o apresentador no meio do bate-boca.

“Trocar ideia é uma boa ideia”, era outro chavão pré-estreia. Mas que o primeiro programa não mostrou muitas trocas e foi bem tendencioso, do início ao fim, ah, isso foi.


Mais "Na Moral" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/08/na-moral-pedro-bial-encerra-primeira.html

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/07/na-moral-liberdade-de-expressao-de.html

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/07/na-moral-pedro-bial-reune-experiencia.html