quinta-feira, 11 de abril de 2013

“As Noivas de Copacabana”: Reprise de minissérie feita há mais de 20 anos permite ver momento dramático de Miguel Falabella, conhecido mais por personagens de humor


Além de trazer uma ótima oportunidade para novas gerações tomarem contato com produções memoráveis da Rede Globo, as reprises do canal Viva permitem presenciar, simultaneamente, atores em diferentes momentos de suas carreiras. É o que acontece agora com Miguel Falabella, que pode ser visto na reapresentação de “As Noivas de Copacabana”, protagonizada por ele em 1992, e no seriado inédito “Pé Na Cova”, atualmente no ar na Globo.

Baseada em fatos reais ocorridos em 1989 no Rio de Janeiro, a minissérie antológica escrita por Dias Gomes e dirigida por Roberto Farias, contava em 16 capítulos a história de um serial killer obcecado por mulheres vestidas de noiva. O assassino em questão era Donato Menezes, vivido com maestria por Miguel Falabella. Esse trabalho marcou tanto a carreira do ator que mesmo depois ele tendo se dedicado muito mais a comédias e musicais, sua interpretação dramática de mais de 20 anos atrás é considerada uma das suas inesquecíveis.

A minissérie também é valorizada pela direção ágil, a luz condizente com o clima de suspense e um elenco escolhido a dedo. As noivas assassinadas são interpretadas por Christiane Torloni, Ana Beatriz Nogueira, Patrícia Novaes e Tássia Camargo. E Reginaldo Faria faz o detetive França, que investiga os crimes. No cotidiano, Donato é um pacato restaurador de obras que mora em Copacabana e é noivo de Cinara (Patrícia Pillar), com quem não mantém relação sexual. Nos momentos de psicopatia, no entanto, procura suas vítimas através de anúncios de vestidos de noiva colocados por elas em jornais. Feito o contato, ele as seduz e, em meio ao clima romântico em que elas são levadas a usarem os vestidos oferecidos nos anúncios, repentinamente, durante o ato sexual, são estranguladas. É a única forma que ele encontra para atingir o orgasmo.

No elenco estão ainda Yara Lins, Zezé Polessa, Branca de Camargo, Raul Cortez, Hugo Carvana e Ricardo Petraglia, entre outros. O motivo que levou Donato a manifestar esse desequilíbrio mental e emocional e o desfecho da história é surpreendente. Para quem está assistindo pela primeira vez, não pode perder o último episódio que vai ao ar nessa quinta-feira (11), com reprise amanhã.

E, para amenizar o clima pesado que pairou sobre o personagem de Falabella, basta conferir nas noites de quinta-feira às peripécias do irônico Russo, dono de uma funerária vivido pelo ator em “Pé na Cova”. No seriado de humor ele também está muito bem acompanhando por atores como Lorena Comparato, Luma Costa e Daniel Costa, entre outros. Destaque para Marília Pêra, intérprete da aluada maquiadora de mortos, Darlene, ex-mulher de Russo e com quem ele trava diálogos hilariantes. É mais um momento cômico de Falabella, que já fez muita gente rir em trabalhos como “Toma Lá Dá Cá” e “Sai de Baixo”, que o estigmatizou como o eterno Caco Antibes.



Mais "Pé na Cova" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/01/pe-na-cova-marilia-pera-domina-cena-no.html