domingo, 3 de março de 2013

“Teste de Fidelidade”: Quase dez anos depois, João Kléber ressuscita programa que mistura pegadinhas com insinuações eróticas com mesmo estilo trash e insistindo no disfarce de que tudo é armação



João Kléber demorou quase uma década, mas conseguiu emplacar mais uma vez o seu “Teste de Fidelidade”, que estreou na Rede TV! nesse sábado (2), à meia-noite e meia. O formato é o mesmo do quadro do “Eu Vi Na TV”, que ele comandava na mesma emissora, logo após o lançamento da mesma, em 1999. Na época, por decisão da Justiça, que proibiu pegadinhas e o tal teste de fidelidade, o programa saiu do ar em 2005. Agora, indo ao ar de madrugada, a atração, uma mistura de pegadinha com insinuações pornográficas, vem a ser apenas mais uma de gosto duvidoso no cardápio de formatos desse tipo que proliferam nos canais, principalmente por assinatura, nessa faixa horária.

Como antes, diante de uma plateia treinada para gritar, vaiar e aplaudir ao comando do apresentador, João Kléber expõe a intimidade de homens e mulheres acusados de infidelidade por seus companheiros. O teste é armado com atrizes e atores, que exageram na sensualidade e erotismo na tentativa de seduzir suas vítimas. Na estreia, mostrou dois casos de mulheres testando seus parceiros. Ambos caíram no jogo de sedução das “atrizes”. O primeiro caso acabou com o casal esculachando a tal "sedutora" que participou da armação. “Pra mim atriz é quem faz novela, não o que ela fez aí”, esbravejou o marido infiel, indignado por ter “caído” numa armadilha.

João continua falando em tom alto e exagerado, pergunta repetitivas vezes para a mulher traída se ela “Tem certeza de que quer continuar ou vai desistir”, e para fazer suspense, interrompe as cenas do adúltero gritando: “Para, para”. No palco, Natália, a ex-peoa de “A Fazenda de Verão”, da Record, atua como assistente de palco, usando um figurino estilo “colegial sensual”, que intervém sempre para defender a “atriz” do teste. “O safado é ele”, repetia ela.

Também como antes, fica no ar a indicação de que na verdade tudo é armado entre os candidatos e os tais atores, todos pertencentes àquele grupo de anônimos e famosos desconhecidos dispostos a tudo para terem seus cinco minutos de fama. Após o fim do “Eu Vi na TV”, há sete anos, vários “atores” que participavam do “Teste de Fidelidade” foram fazer filmes pornôs e alguns revelaram em reportagens que era tudo armação. Recentemente, o próprio João Kléber, em entrevista ao “Agora É Tarde com Danilo Gentili”, na Band, ao ser questionado sobre a veracidade do quadro não confirmou, mas também não negou.

Na sua reestreia na Rede TV!, ele já começou a se defender com antecedência de futuras acusações que, como no passado, duvidavam da veracidade do Teste: “Dou a minha palavra de honra, o que vocês vão ver aqui não é exagero, é uma coisa de ficar com o cabelo em pé. É tudo transparente aqui”, enfatizou ele.

Fato é que, ao fazer uma prévia do programa durante a cobertura de Carnaval da Rede TV! deste ano, na madrugada de domingo, o teaser de um teste de fidelidade deixou a emissora por alguns instantes na vice-liderança no Ibope. Ou seja, o mais preocupante não é se o que vai ao ar é previamente armado ou espontâneo. O que causa espanto é como esse tipo de programação trash e degradante ainda conquista tanto público. Curiosamente, vai ao ar no mesmo dia e horário em que antes era exibido o “Saturday Night Live”, com Rafinha Bastos e sua trupe.  Deve ser sina desse espaço na grade da emissora.




Mais Rede TV! em:



http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/10/se-liga-brasil-enquanto-regina-volpato.html