sábado, 2 de fevereiro de 2013

“Jogo de Panelas”: Quinta edição do quadro de culinária do “Mais Você”, dessa vez realizado em São Paulo, lança concorrente a encontrar companheira no programa



A quinta edição do “Jogo de Panelas”, um dos quadros mais atraentes do “Mais Você”, da Rede Globo, chegou ao fim nessa sexta-feira (01) com uma novidade: pela primeira vez houve empate entre dois participantes, Érica e Cristiano, ambos com 34 pontos. No desempate, os outros três concorrentes votaram e Cristiano levou o prêmio de R$ 10 mil. Mas quem foi a estrela da manhã foi Paulo, o executivo de marketing, três vezes divorciado e pai de três filhos, causou desde o primeiro jantar. Por ter se salientado ao longo da semana no grupo de cinco participantes na competição que reuniu apenas moradores da cidade de São Paulo, ele foi convidado, ao vivo, e aceitou participar de outro quadro do programa, o “Quem quer casar com...?”.

Para quem não sabe, o “Jogo de Panelas” consiste em uma disputa culinária na qual cinco anônimos que não se conhecem devem oferecer um jantar temático em que contam pontos o tema, a decoração e, principalmente, o sabor do cardápio servido. E o mais interessante é constatar o quanto a cozinha pode se tornar em um tatame quando pessoas apenas curiosas e apaixonadas pela culinária enfrentam pessoas que se julgam dominadoras da arte das panelas, como se fossem verdadeiros chefs, e outras que parecem apenas ir no balanço da aparência, usando como defesa o sorriso e a simpatia para disfarçar o desastre na hora de botar a mão na massa.

Érica, que empatou na final, logo no primeiro jantar que tinha como tema a cozinha espanhola, oferecido por Ana Carolina, foi agressiva em sua avaliação: “Como cozinheira, (Ana) é ótima crítica de gastronomia”. Na edição, a afirmação apareceu sob a imagem de Érica destrinchando com a faca o Fideus, massa de fios finos da Espanha, de uma forma pouco delicada. Em termos de etiqueta, a mineira também errou feio.

No segundo jantar, Paulo reafirmou sua posição de “causador” nos jantares. Com seu jeito provocativo, alterou os ânimos das mulheres com seus comentários machistas e, ao mesmo tempo, foi o responsável para que os encontros não fossem um marasmo. O detalhe falho foi o fato de ele ter criticado Ana de fazer um jantar espanhol, já que a origem dela era de Portugal, como a dele, e em seu jantar ele optou por um cardápio inspirado na cozinha americana de Nova Orleans. Por que ele próprio também não fez um jantar lusitano?

Fernanda, a terceira a receber o grupo em sua casa, parecia estar mais preocupada em aparecer na TV. No seu depoimento de apresentação, após se assumir uma ex-obesa que perdeu dezenas de quilos, afirmou: “Depois de um ano inteiro fazendo regime e academia, TER que passar por um programa de culinária... Deus é muito brincalhão mesmo”. Como assim? “Ter” que passar? Alguém a obrigou ou ela se inscreveu?

No quarto jantar, na casa de Ricardo, vencedor da competição com o tema “Viagem ao Mundo das Artes”, Fernanda voltou a dar mostras de que não é uma pessoa apaixonada pela culinária nem interessada em aprender sobre esse ou outro assunto. Primeiro ela pronunciou “Gogam” ao ler Galguin, pintor francês que dava nome à sobremesa do cardápio, depois perguntou para que servia o “martelo” que estava sobre a mesa, referindo-se ao apoiador de talheres. Não me admiro se essa mineira não voltar no “Big Brother Brasil 14”...

Ser a primeira a receber, como aconteceu com Ana, tem suas desvantagens, por ninguém conhecer ninguém ainda. É desafiador. Ser a última, caso de Érica, também tem, pelo fato de ela já conhecer as manhas e artimanhas de cada um à mesa. Quando os bastidores da preparação na cozinha se sobrepõem ao que rola na mesa em si, não é um bom sinal. Érica parecia mais preocupada com a presença da equipe de produção do programa gravando do que com os convidados. Ela e Fernanda pecaram pelo deslumbre com os holofotes.

Já Paulo, apesar de ter tido cinco minutos de “confissão emocional” que não ficaram bem esclarecidos, saiu como o grande vencedor midiático. Não levou os R$ 10 mil, mas voltará ao ar e, quem sabe, o verdadeiro motivo para tanta emoção seja revelado quando ele estiver no quadro “Quem Quer Casar Com Paulo?”? 


Mais "Jogo de Panelas" em: 

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/09/jogo-de-panelas-participante-do-quadro.htm

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/06/mais-voce-quadro-de-culinaria-reune.html