terça-feira, 18 de dezembro de 2012

“Salve Jorge”: Giovanna Antonelli interpreta uma delegada inverossímil que pouco se importa com a lei em uma história que tem como eixo uma organização criminosa


Giovanna Antonelli saiu de “Aquele Beijo”, mas Cláudia, a protagonista interpretada por ela na novela de Miguel Falabella ano passado não saiu da atriz. Ela parece estar vivendo exatamente a mesma personagem agora no papel de Heloísa em “Salve Jorge”. Apesar de a anterior ser uma arquiteta de cabelos curtos e a atual uma delegada com mega-hair, as duas agem exatamente na mesma sintonia. São mulheres que, apesar de serem independentes e realizadas na profissão, têm ideia fixa no romance.

O fato de “Aquele Beijo” ter sido uma comédia romântica no horário das 19h até justifica. Agora, na trama das nove de Glória Perez em que a própria autora faz questão de ter os pés firmes na vida real fazendo campanhas sociais, soa falso uma delegada tão avoada, pouco presente na delegacia e mais preocupada com as situações que não a desligam do ex-marido, Stenio, personagem de Alexandre Nero. Aliás, o ator pouco convence como advogado rico, lembrando muito ainda o Zoiudo de “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva.

Heloísa é uma delegada que aparece muito mais caminhando no calçadão da praia com sua amiga Maitê (Cissa Guimarães) falando de sua vida pessoal, ou chegando em casa cheia de sacolas, dando a entender uma compulsão por compras, do que atuando em seu ofício. Ela é uma delegada, que sofre de um distúrbio consumista, que passou em um concurso para ser delegada federal sem nunca ter aparecido se dedicando para tal. Até o resultado do concurso foi anunciado por sua equipe, numa festa surpresa, porque ela própria não se ligou em saber antes.

O pior é ver que ela nunca se envolve diretamente nas investigações dos casos da delegacia. Tudo é resolvido pelo detetive Barros (Marcelo Airoldi) e pela escrivã Joyce (Thammy Miranda). “Vou fazer minhas unhas”, diz ela para a equipe no meio do horário de trabalho. Lamentável para a personagem. Lamentável para sua intérprete. Giovanna Antonelli faz uma delegada inverossímil que pouco se importa em tomar a frente de investigações baseadas na lei em uma história que tem como eixo uma organização criminosa. Como levar a sério uma policial que está mais preocupada com sua desastrada vida amorosa?