terça-feira, 18 de setembro de 2012

“Reino Animal – Diários de Lawrence Wahba”: Série comemorativa aos 20 anos de aventura do mergulhador e cinegrafista traz belas imagens inéditas e informações atualizadas sobre várias espécies


Lawrence Wahba, mergulhador e cinegrafista brasileiro conhecido mundialmente, não poderia ter escolhido outro animal marítimo que não fossem os tubarões para o episódio de estreia de “Reino Animal – Diários de Lawrence Wahba”, que foi ao ar nesse sábado (15), no National Geographic Channel. Trata-se de mais um atraente trabalho de Wahba, feito para comemorar seus 20 anos de aventuras explorando os mais diversos ambientes da natureza e as mais curiosas espécies animais.

A série, produzida pela Bossa Nova Filmes, terá dez episódios e nesse primeiro, “Eu e Os Tubarões”, o cinegrafista mergulha em águas da África do Sul, Nova Zelândia e Ilhas de Guadalupe. Seu intento é desfazer a má fama dos tubarões, considerados os maiores predadores dos mares e oceanos. Ao fazer um verdadeiro safari submarino, ele se depara com tubarões mangonas cercados por peixes minúsculos que comem restos de alimentos acumulados nos seus enormes dentes. “É bom para os dois”, elogia Wahba.

Na busca por tubarões tigres, considerados os mais perigosos e que atingem mais de 4 metros de comprimento, o documentarista faz uma crítica ao uso de redes de proteção colocadas no fundo do mar, delimitando até onde os animais podem nadar, que acabam causando a morte de outros bichos, como golfinhos e tartarugas. E mostra uma área para turistas mergulharem junto a tubarões. “Eles estão ajudando a desmistificar a fama de assassinos desses tubarões. O registro de ataques por tigres são raros, e eles estão quase ameaçados de extinção”, afirma ele, que já mergulhou com mais de 40 espécies desses peixes.

Mas o ponto alto do programa acontece quando Wahba se vê diante da oportunidade de enfrentar o desafio de filmar um tubarão branco, ficando fora da gaiola de proteção geralmente usada por cinegrafistas no fundo do mar. “Eu me preparei mais de dez anos para esse momento”, conta ele.

Nesse momento, o programa faz uma retrospectiva na trajetória de Wahba, desde quando ele era professor de mergulho, e são exibidas as primeiras imagens filmadas por ele em suas aventuras aquáticas. E ao ficar diante de um tubarão branco de mais de 4 metros, fora da gaiola, a emoção é quase indescritível. “Nadar ao lado do maior predador dos mares é um privilégio para poucos. Mais que a realização de um sonho, esse mergulho é a prova de que os grandes brancos não são monstros assassinos, e sim criaturas sobre as quais ainda temos muita coisa que aprender”, afirmou Wahba.

Nos próximos episódios também serão mostrados safáris na África em busca de um leão branco, cães selvagens, leopardos e os suricatos. A série mostra viagens que Wahba fez a partir de 2004, misturadas a materiais captados especialmente para a série, com vários segmentos inéditos guardados pelo cinegrafista. Com certeza uma boa opção nas noites de sábado, às 22h30 no NatGeo.