quinta-feira, 12 de julho de 2012

“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”: Programa estreia com lista tão eclética que dá medo saber quem será a maior entre as maiores personalidades de todos os tempos



Já era de se esperar que “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, estreia dessa quarta-feira (11) no SBT, tivesse o padrão Silvio Santos de qualidade. Bem ao gosto do dono da emissora, o programa trouxe muito neon verde, azul e amarelo no cenário, uma plateia com a qual o apresentador, o jornalista Carlos Nascimento, interage e uma trilha sonora idêntica à usada no “Troféu Imprensa”. Em janeiro deste ano, o SBT lançou através do seu site a enquete para saber quem o povo elegeria como aquela personalidade que mais contribuiu com seu trabalho para o bem da sociedade brasileira. Os nomes foram apontados pelos próprios eleitores e de suas escolhas saiu a lista dos 100 nomes mais votados. 

“Quem é o maior entre os maiores?”, pergunta Carlos Nascimento na abertura do programa, explicando que o formato da atração criado pela BBC de Londres já teve versões em vários países.   Na Inglaterra, Winston Churchill foi eleito o maior de todos os ingleses. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci, Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. Os chilenos apontaram Salvador Allende e na França o escolhido foi Charles de Gaulle.

Na estreia, foram apresentados apenas os classificados do 41º ao 100º lugar. A cada nome anunciado era apresentado um breve perfil do escolhido, intercalado por comentários de críticos e especialistas da mesma área de atuação do indicado. O que em alguns casos eram dispensáveis, pois serviam mais como espaço para rasgação de seda, sem nada acrescentar de relevante. Teve espaço ainda para a cantora gospel Ana Paula Valadão e o cantor Amado Batista se apresentarem no palco, após terem seus nomes serem revelados.

Durante todo o anúncio da lista o que se viu foi uma mistura em vários momentos bizarra, como a cantora Claudia Leitte à frente do militar e político Luís Carlos Prestes e perdendo posição para o cangaceiro Lampião. Teve até o jogador Romário sendo mais votado do que o escritor Jorge Amado. Impossível se traçar um perfil do público votante, pois assim como teve nomes populares como os dos cantores Joelma e Luan Santana, dos apresentadores Gugu Liberato e Hebe Camargo e até do zagueiro Dedé do Vasco, a lista também trouxe verdadeiras personalidades da história como Vital Brazil, Carlos Chagas, Visconde de Mauá e Machado de Assis.   

O próprio apresentador fez questão de deixar claro que a lista traz nomes tão diferentes por ter sido uma votação “aberta e democrática”. Só poderiam ser indicados nomes de brasileiros natos ou naturalizados e que não fizessem parte do quadro do SBT. No melhor estilo Silvio Santos, Carlos Nascimento vai até a plateia, de microfone em punho, perguntar o que estão achando do resultado: “Não é com todos que a gente concorda, mas estou gostando”, respondeu uma mulher, a quem ele não perguntou o nome, contando ter votado no Padre Marcelo Rossi, que apareceu em 60° lugar.

Na próxima semana serão revelados os 40 primeiros colocados da lista de 100, feita a partir de 4 milhões e 200 mil votos. A partir daí, durante 12 semanas, o público votará apenas em quem deve seguir na disputa. Com um ecletismo tão acentuado nessas primeiras escolhas, dá até medo descobrir quem será o maior entre os maiores brasileiros de todos os tempos.

Abaixo a lista divulgada na estreia:
100º = Maria da Penha
99º = Jô Soares
98º = Vital Brazil
97º = Ana Paula Valadão
96º = Roberto Justus
95º = Itamar Franco
94º = Ronald Golias
93º = Jorge Amado
92º = Romário
91º = Pe. Landell de Moura
90º = Anderson Silva
89º = Tom Jobim
88º = Cazuza
87º = William Bonner
86º = Amado Batista
85º = Chacrinha
84º = Chico Buarque
83º = Joelma
82º = Ronaldinho Gaúcho
81º = Datena
80º = Sócrates
79º = * Nome não divulgado por se tratar de um político que concorre às eleições deste ano
78º = Fernando Collor de Mello
77º = Marcos Pontes
76º = Luís Carlos Prestes
75º = Claudia Leitte
74º = Lampião
73º = Garrincha
72º = Michel Teló
71º = Lua Blanco
70º = Marechal Rondon
69º = Antônio Ermírio de Moraes
68º = Duque de Caxias
67º = Monsenhor Jonas Abib
66º = Carlos Chagas
65º = Reynaldo Gianecchini
64º = Ulisses Guimarães
63º = Dedé do Vasco
62º = Mazzaropi
61º = Zico
60º = Pe. Marcelo Rossi
59º = Marcos do Palmeiras
58º = Roberto Marinho
57º = Monteiro Lobato
56º = Hebe Camargo
55º = Paulo Freire
54º = Missionário RR Soares
53º = Zumbi dos Palmares
52º = Carlos Drummond de Andrade
51º = Paiva Neto
50º = Rogério Ceni
49º = Gugu Liberato
48º = Tiririca
47º = Leonel Brizola
46º = Raul Seixas
45º = Visconde de Mauá
44º = Elis Regina
43º = Ivete Sangalo
42º = Luan Santana
41º = Machado de Assis

.