terça-feira, 8 de maio de 2012

“Chuva de Arroz”: Série do GNT sobre histórias curiosas de preparação de casamentos que fogem do óbvio faz a festa de românticas e nem tão sonhadoras assim



Românticas de plantão que esperam realizar ou já realizaram o sonho de se casar vestida de noiva são alvo fácil de “Chuvas de Arroz”, série que estreou na noite dessa segunda-feira (7), no GNT. Mas o programa, com duração de 30 minutos, direção ágil e roteiro enxuto, pode agradar até mesmo àquelas telespectadoras que nunca pensaram na possibilidade de um dia usar véu e grinalda, mas apostam em histórias de amor que podem dar certo. Mesmo sabendo que não há nenhuma garantia de que será “até que a morte os separe”.

O primeiro episódio contou a história de dois casais, Bianca e Denis e Sammia e Thiago. Os fatos foram divididos em partes: O Começo, no qual eles lembraram como se conheceram; O Vestido, em que as noivas revelaram como foi a escolha; A Preparação, mostrando a organização da festa, e A Cerimônia, o auge do evento. Em cada parte, as histórias de ambos os casais são intercaladas, dando agilidade e fazendo o contraponto de cada personagem.

O mais interessante foi a comparação feita de forma casual entre um casal com condições de esbanjar no luxo e outro precisando calcular cada centavo gasto. Mas nos dois casos o que prevaleceu foi a forma bem humorada de encarar o momento. O programa cumpriu a promessa de contar “Uma história para sonhar”, como prometeu na abertura.

No caso de Bianca e Denis, ela morava no Rio e o conheceu ao fazer um curso em São Paulo no qual ele era o professor. Desde então, Dennis passou a visitá-la com frequência no Rio. Ela, que vivia um momento de desapegos, não conseguiu mais se desapegar dele, que tinha um filho do primeiro casamento. Aí ficou uma falha no ar: não foi dito se Denis era separado ou viúvo.

Já Sammia e Thiago, ambos de São Paulo, se conheceram através do Orkut em 2008. No primeiro encontro já se apaixonaram. Ela tinha um blog dando dicas de “como se casar com pouca grana”, que acabou virando um site. Mas, apesar disso, seu casamento foi desmarcado umas seis vezes, por falta de dinheiro.   

Enquanto Bianca comprou seu vestido de noiva na Espanha, durante uma viagem de férias com Denis, Sammia sofreu para adquirir o seu. Contava apenas com “uma vaquinha de mil reais”. Foi salva por uma amiga que resolveu presenteá-la com o vestido para a ocasião.

A festa de Bianca foi feita na Ilha Fiscal, um lugar histórico do Rio de Janeiro que abrigou o famoso Baile da Ilha Fiscal, última festa do Império antes da proclamação da República, em 1889. A decoração luxuosa, com estofados brancos espalhados em vários lounges e um bufê requintado.

A de Sammia e Thiago seguiu o estilo simples e descontraído do casal, inspirada nos anos 80, foi realizada em um clima campestre na Chácara Recanto Verde, em Suzano, interior de São Paulo. Na mesa, entre vários objetos de inspiração retrô, tinha até uma jarra plástica com formato de abacaxi, igual ao do seriado “A Grande Família”, da Globo.   

Na preparação, foi legal ver Denis se vestir juntamente com o filho, enquanto explicava ao menino o que é casamento, lua-de-mel, já que a vida do garoto também mudaria a partir daquela data. Já as noivas tiveram preparações bem diferentes. Enquanto Bianca estava cercada por maquiadores e cabelereiros e tomando champanhe no Copacabana Palace, tradicional hotel de luxo carioca, Sammia estava ela própria pintando suas unhas... De azul!

No casamento chique, os noivos leram em uma folha de papel mensagens de declarações de amor um ao outro, com direito a muitas lágrimas. No simples, a noiva, fez sua declaração de amor de improviso, olhando nos olhos do noivo, com mais risos do que choro. E, sobre as formas como a celebração da união acontece em diferentes classes sociais que marcaram o primeiro episódio, foi Sammia quem deu o veredicto: “Não é o saldo bancário que vai te levar para o altar, é o amor”.  

Ao todo serão 13 episódios, com histórias inusitadas que fogem das cerimônias óbvias. Um clipe com imagens de alguns deles foi exibido no começo da estreia. Segundo Neca Ponichi, que divide a direção com seu irmão, Rodrigo Ponichi, na atração produzida pela Plano Geral, haverá casos curiosos, como o de um casal de tatuadores que se casou em um circo, em São Paulo, e um casamento à fantasia realizado na Confeitaria Colombo, luxuoso ponto histórico e turístico do Rio de Janeiro.

Só espero que nos próximos episódios a trilha sonora aproveite mais sucessos da música brasileira e não seja feita apenas utilizando hits internacionais. Outra falha nesse de estreia que perdeu o gancho de Sammia afirmar ser assumidamente brega e entre os discos de vinil que compunham a decoração da sua festa de casamento ter LPs de Roupa Nova e Guilherme Arantes. Nada que chegasse a comprometer o resultado final do programa, mas merecia mais atenção.