domingo, 22 de abril de 2012

“Programa Silvio Santos”: Eliana e Marília Gabriela passam pelo crivo de sobreviver às saias-justas do patrão, o dono do Baú


Silvio Santos não permite limites para suas gaiatices. Que, muitas vezes, por mais engraçadas que sejam, beiram à falta de delicadeza ao tratar seus convidados.  Com todo respeito aos seus 81 anos de idade e a uma trajetória iniciada aos 14 anos como camelô que culminou como uma bem-sucedida carreira como empresário e apresentador de TV.

No “Programa Silvio Santos” desse domingo (22), o Senhor Abravanel teve mais uma dessas oportunidades especiais de fazer o que ele mais gosta: deitar e rolar fazendo suas gracinhas que muitas vezes constrangem os convidados. As “bolas da vez” foram as apresentadoras Marília Gabriela e Eliana, que marcaram presença no “Jogo das 3 Pistas”. Silvio não perdeu a chance de cutucar a concorrência: “Todo domingo eu fico no meio das duas. Que bom, muito melhor do que ficar no meio do Faustão e do Gugu”, ironizou o dono do Baú, referindo-se ao fato de seu programa ficar entre o “Eliana”, no começo da tarde, e o “De Frente Com Gabi”, no fim da noite de domingo, ensanduichado entre o “Programa do Gugu”, da Record, e o “Domingão do Faustão”, da Globo.

Uma curiosidade: o “Programa Silvio Santos” começou como produção independente e fez parte da grade da TV Globo até o início dos anos 70, e da TV Record nos anos 80. Até o SBT passar a ser transmitido em rede nacional, no fim daquela década.

Em seu programa, Silvio passa de um quadro a outro sem pausa para apresentação de novos convidados. Não foi diferente dessa vez. Ao voltar de uma prova qualquer para o auditório, Eliana e Gabi já estavam no palco. A primeira saia-justa veio para Gabi. Silvio pergunta para a plateia: “Vocês viram a entrevista dela com a filha da Gretchen? Ela é menina ou menino?”. A plateia responde que Thammy é os dois. “Como é os dois? É na frente e atrás? É tudo?”, debocha Silvio. Marília Gabriela faz expressões de constrangimento, abaixa a cabeça e nada fala.

Segundo momento desnecessário, Silvio pergunta: “Vocês têm ensino fundamental?  Porque esse é um programa que deixa vocês nervosas”, diz ele. Disfarçando o mal estar, Gabi responde: “Tenho a impressão que vou atingir meu grau de incompetência hoje”. Nas questões propostas no jogo de adivinhações, Silvio deixou Gabi e Eliana sem resposta ao propor como dicas as palavras: Valdemiro Santiago, Edir Macedo e RR Soares. Quem acertou foi a plateia: pastores.

Gabi também ficou sem graça ao perder para o auditório que a resposta para a dica Teotônio Villela, Mário Covas e Miguel Arraes era governadores e não senadores. “Mas eles foram senadores antes”, tentou contestar a apresentadora, sem ser ouvida pelo patrão.

Na despedida, Gabi ainda tentou ganhar terreno, perguntando quando Silvio Santos iria ao “De Frente Com Gabi”. Depois de muitos risos, Silvio deu a resposta definitiva: “Só vou ao seu programa quando tiver coragem de fazer o que aquele ex-Menudo fez. Como é mesmo o nome dele? Ah, o Rick Martin fez”.

Como diz o velho ditado: “Manda quem pode, obedece quem precisa”.