domingo, 8 de abril de 2012

“Os Caras de Pau”: Leandro e Marcius fazem humor de forma ingenuamente moderna e despretensiosa. Mas precisam ter cuidado para não exagerar no pastelão

Chico Anysio ganhou uma homenagem especial logo no começo da volta de “Os Caras de Pau”, estrelado por Leandro Hassum e Marcius Melhem, à programação da Globo nesse domingo (8). Na reforma feita na cidade cenográfica do humorístico, a rua principal agora leva o nome do comediante falecido no dia 23 de março passado. Essa é apenas uma de muitas novidades. As gravações não estão mais restritas ao Projac, saindo também para externas fora da cidade do Rio de Janeiro, como Fortaleza e Angra dos Reis. E não é preciso nem dizer que Leandro e Marcius, interpretando Jorginho e Pedrão, respectivamente, continuam garantindo situações de comédia da melhor qualidade. Dentro de um estilo retrô nos cenários e figurinos, os dois fazem um humor usando uma forma ingenuamente moderna e despretensiosa. Mas precisam ter cuidado para não errar na medida e exagerar no pastelão. Saída fácil que já era usada antes mas começa a ficar um pouco exagerada agora.

Alexandra Richter, que fez Babi, a terceira “cara de pau” na temporada passada, dessa vez ficou de fora, pois a atriz foi escalada para a próxima novela das sete, “Cheias de Charme”. Marcello Caridade continua fazendo graça como o Seu Manuel, dono da padaria, assim como o ator Márcio Lima se mantém no posto do porteiro Zé Marilson, do Edifício Golias, onde moram os protagonistas. Atores que entraram para interpretar novos personagens aos poucos devem mostrar estar em sintonia com a equipe. O comediante paulista Márcio Ribeiro fazendo Andrea Broncoli, um italiano bonachão e mal humorado dono de um supermercadinho, Juliana Guimarães, a Das Dores, empregada doméstica de Jorginho e Pedrão, já deram sinais de que vão aproveitar a “escada” que ganharam. Além de Antônio Fragoso e Ícaro Silva, que também contribuíram para ampliar a possibilidade de expandir o universo dos protagonistas.

Essa é a terceira temporada de “Caras de Pau”, que ganhou horário fixo na programação da emissora em 2010, a partir de um especial de fim de ano exibido em 2006. E já ganhou até o Prêmio Montreux Comedy Awards, na Suíça, na categoria melhor sitcom Internacional. Se não cair na mesmice, o programa, que tem redação final de Marcius Melhem, direção geral de Márcio Trigo e direção de núcleo de Marcos Paulo, poderá ter tudo para esquentar o cardápio humorístico do almoço dominical.