quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Muito+": Mara Maravilha inverte o jogo e domina a cena em programa da Band, deixando Adriane Galisteu e seus "colaboradores" em uma saia justíssima



Mara Maravilha conseguiu deixar Adriane Galisteu e seus companheiros de apresentação do “Muito+”, da Band, Lysandro Kapila, Rita Batista, Daniel Carvalho e Vinícius Gomez, muito mais desconcertados do que poderiam imaginar nessa quarta-feira (15). O que eles esperavam ser um programa recheado de polêmicas e declarações bombásticas da cantora gospel e apresentadora, acabou se tornando uma saia justíssima para todos. Mara disparou sua metralhadora com a experiência que as pregações religiosas que costuma fazer em sua igreja lhe deram: de forma sutil e sempre sorrindo, enquanto botava o dedo na ferida de seus anfitriões.

Antes da entrevista, foi exibido um clipe, cuja legenda era: “Mara Maravilha detona famosos”. Era o que todos no estúdio acreditavam que iria acontecer. Aliás, nenhuma legenda do programa correspondeu ao que estava sendo dito. Sob imagens de arquivos, foi narrada a trajetória da convidada, que começou aos 8 anos de idade apresentando um programa de uma filiada do SBT no interior da Bahia. Após várias histórias de sucesso o tom mudou e passou a ser mostrado um período de decadência da artista, no qual, entre outras crises, Mara teria cheirado cocaína, sido alcoólatra e feito um aborto aos 20 anos.

“Isso tudo saiu na imprensa”, tentou justificar Lysandro, como quem quer lavar as mãos de todos os envolvidos no programa. Depois de dar boa tarde e desejar boa sorte a todos, Mara diz: “Sou uma pessoa tranquila, minhas mãos estão sempre quentes, mas agora confesso que fiquei gelada. Achei esse VT maldoso na edição, no texto. Não estou aqui para me justificar, estou aqui para dar uma entrevista para pessoas alegres que estão aqui para passar alegria. Não foi ético. Tem mentiras”.

Adriane argumenta que tudo foi feito pela produção do programa. Como assim? Os apresentadores não tomam conhecimento do que será mostrado antes de o programa entrar no ar? Em meio a constantes referências a Deus, Mara afirmou que já sofreu dependência de moderadores de apetite na época que apresentava um programa, mas que nunca cheirou cocaína. Também diz não gostar de bebidas alcoólicas e que não fez um aborto, mas sim sofreu um, o que é diferente.

O clima começa a ficar tenso, e Adriane explica que tudo que estava no VT já foi falado antes por outras pessoas. “Como já falaram tanta coisa. Basta fazer sucesso. Falaram de mim como já falaram de ti”, diz Mara para a apresentadora. Lysandro tenta desviar o assunto e também é alvo da convidada: “Como é seu nome? Está começando agora na TV, né? Boa sorte, você é bem apessoado”. Para tentar virar o jogo, Adriane resolve focar a pauta na questão da religião, questionando como é fazer parte de uma igreja que proíbe tantas coisas, "como cortar o cabelo". E Mara responde: "Ué, faz parte. Aqui também, quando cheguei disseram que eu não poderia falar sobre várias coisas". Fazendo cara de surpresa, Adriane pergunta sobre o que ela não poderia falar. E, com um sorriso, Mara diz que é melhor não tocar no assunto. Baixa o pano.

Imediatamente, Daniel convida Mara a participar do quadro "Roda de Fogo", onde aparecem fotos de famosos para que o convidado fale sobre cada um. Mara elogia alguns, como Sara Sheeva e Simony, mas se recusa a comentar sobre Daniela Mercury. Daniel pergunta: "Não vai falar?", com ares de quem está louco para cavar uma fofoca. "Não. Eu posso não falar?", pergunta Mara. "Claro que pode!", corta logo Adriane, já com medo do que possa vir pela frente. Quando o foco é Netinho de Paula, Lysandro insiste em querer arrancar de Mara uma posição sobre notícias de agressões do pagodeiro contra mulheres. "Você só deu esse exemplo, nenhum outro que o julgue?", questiona ela, visivelmente irritada. Rita nem parece fazer parte do time, fica na dela e não se mete. Adriane de cabeça baixa, quieta no sofá, resolve intervir quando a discussão vai ficando ainda mais acalorada. E logo todos começam a fingir bajular Mara, para não encerrar de forma tão feia. “Eu sou verdadeira”, diz a convidada. “E ela sempre foi assim”, reforça Adriane olhando para seus “companheiros apresentadores”.

Mas, terminada a entrevista e após um intervalo comercial, quando Mara não está mais no estúdio, os cinco apresentadores se juntam no mesmo sofá para Adriane mandar um recado para a "amiga", sugerindo que ela dê uma olhada no Twitter e veja que as pessoas não gostaram da sua postura. "Dá uma olhada, Mara. A gente cresce com as críticas. Tem muita gente descendo a lenha, dizendo que te acha prepotente". Seus companheiros, ofendidos pelo fato de a apresentadora não saber o nome deles, também demonstram sua indignação. Lysandro lembra que trabalha em TV há dez anos e está há um mês no "programa de sucesso". Isso porque, quando Daniel ironizou dizendo que iriam providenciar uma plaquinha com os nomes de cada um para a próxima vez que Mara fosse ao programa, ela rebateu na hora: "É que eu não conheço vocês, estão começando agora, né?".

Mara nunca foi santa, e não há religião que consiga essa façanha de transformar ela ou qualquer outra pessoa em tal. Mas, direção, produção e apresentadores do "Muito+" deveriam saber que estavam cutucando cobra com vara curta quando a chamaram. Ou acharam que seria tão fácil quanto entrevistar o elenco de "Mulheres Ricas"? Val Machiori e companhia estrearam há pouco mais de um mês, tempo quase igual ao de Lysandro, Daniel e Vinícius no ar. Já Mara conhece bem o traçado há 34 anos. Seria bom eles se prepararem melhor para receber Simony, como Adriane está aguardando. E não deixem para mandar recado no ar só depois que a convidada for embora. É extremamente deselegante.


.