domingo, 22 de janeiro de 2012

“Zorra Total”: Janete e Valéria, com competência e escracho, estão ocupando cada vez mais espaços no trem do humorístico das noites de sábado


Rodrigo Sant'anna e Thalita Carauta são aqueles tipos de pessoas que nascem para brilhar. Só é preciso aguardar o momento certo, pois, quando este chega, suas estrelas reluzem tanto que até ofuscam outras que não souberam fazer bom uso de seu momento de glória. Os dois formam uma dupla imbatível no “Zorra Total” e vem a cada semana conquistando mais espaço. Rodrigo faz uma verdadeira metamorfose e torna-se irreconhecível no papel da diarista Valéria, ex Valdemar, pós operação. E Thalita é a inocente Janete, que, apesar de toda feiúra, acredita ser uma mulher linda, sensual e irresistível. No programa deste sábado (21), Janete anunciou o lançamento de seu livro “Os dez primeiros passos para deixar os homens a seus pés”. Foi o que bastou para que muitas dicas dos telespectadores fossem dadas na internet para tal “obra”.

O sucesso dos dois artistas tem a ver também com a cumplicidade, que visivelmente não acontece apenas em cena. Em todos os programas nos quais são homenageados é nítida a naturalidade e sinceridade que há na relação de amizade. Em um meio tão competitivo quanto é o artístico, muito mais do que outros em que mesmo os egos sendo tão inflamados quanto, mas nos quais não há exposição na mídia, é raro encontrar uma dobradinha tão equilibrada. Mas o que conta mesmo são as caracterizações e atuações perfeitas. Tudo isso, claro, pontuado por um texto inspirador da equipe de redatores do programa.

Valéria e Janete estrearam com um quadro próprio no vagão do quadro “Zorra Brasil” em maio do ano passado. De lá para cá eles só vêm ampliando a conquista de espaço no programa. Nem mesmo a tentativa dos moralistas de plantão de tirarem o quadro do ar pelo fato de, em algumas situações, Janete aparecer reclamando de estar sendo bolinada no vagão do metrô, interrompeu a trajetória da dupla. 

Vale lembrar que Rodrigo e Thalita começaram no “Zorra Total” como coadjuvantes de Katiuscia Canoro, a Lady Kate. Eles apareciam nas cenas de “frashback” vivendo os personagens Admilson e Crarete. Na época, Katiuscia, no ar desde 2008 com sua Lady Kate, disse que a dupla tinha vindo do teatro, onde mostrava situações engraçadas que acontecem no dia a dia do típico morador do subúrbio carioca, na peça “Os Suburbanos”, para dar uma sobrevida ao quadro da perua que tinha como bordão o “Tô pagano”. Sobrevida que acabou quando Admilson e Crarete viraram Valéria e Janete. E o “Tô pagano” perdeu espaço para o “Ah, como eu to bandida”.


É, talvez o público se identifique mais com a falta de glamour da bandida...