domingo, 8 de janeiro de 2012

“Altas Horas”: Papo entre Pedro Bial e Boni, o pai, geram uma saia-justa na madrugada



Apesar de ter sido gravado no começo de dezembro do ano passado, o “Altas Horas” que foi ao ar na madrugada desse domingo (8), manteve o frescor de alguns assuntos que nunca deixam de serem atuais e de outros ainda inéditos. O ponto alto foi o embate entre Pedro Bial e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Ao ser indagado por alguém da plateia sobre o que assistia, Bial respondeu: “Gosto de ver coisa ruim na TV. É onde eu aprendo”. Imediatamente, Boni emendou: “Quer dizer que você assiste ao BBB”. A declaração arrancou aplausos e risos não só da platéia como também de Caetano Veloso, outro convidado da noite. “Gênio”, deixou escapar o cantor. Até Claudia Leite tirou onda do jornalista: “Está mais vermelho do que a calça”, ironizou a cantora, referindo-se à cor da calça que Bial vestia.

No meio de tanta saia justa, Serginho tentou equilibrar o desconforto lembrando que o grande responsável pelo BBB é o filho do Boni, Boninho. “Que fez o melhor do mundo. De todos é o melhor”, tentou se justificar Boni, sem se comprometer. E cada um entenda como quiser...

Mesmo sendo uma platéia selecionada, é muito bom constatar que as perguntas estão atingindo níveis melhores às de antes. O que parece surpreender até apresentador e convidados. Quando um jovem questionou o fato de as letras da época da ditadura terem mais conteúdo do que os ‘coloridos’ do presente (referindo-se a grupos como Restart), Caetano tentou amenizar dizendo que era tudo igual. Mas Boni foi logo dando o veredicto: “A nostalgia é muito mais insatisfação com o presente do que saudade do passado”. Disse tudo!

Infelizmente a presença de Gal Costa não foi nada aproveitada. Ela parecia estar ali apenas para marcar presença ao lado de Caetano. Nem a platéia era incentivada a fazer perguntas a ela. Coisa que caberia a Serginho estimular que fizessem.

Mas, no balanço geral, acho digno o “Altas Horas” apresentar programas gravados, porém inéditos, diferentemente de outros tantos que dão férias a toda a equipe e passam a exibir reprises de ‘melhores momentos’. Se não quer deixar inéditos gravados prontos, melhor fazer como o “Programa do Jô”, que sai de férias e sai do ar, não fica fingindo estar no estúdio quando se está na praia, no campo, ou seja lá onde for...