segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

“The X Factor”: Uma final previsível e sem Hight Definition no canal HD da Sony


Ficou evidente quem seria o grande vencedor do “The X Factor” quando o produtor musical Simon Cowel afirmou para Melanie Amaro, na final da competição musical exibida quinta-feira (22) ao vivo pelo canal Sony, diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos: “Para mim você deve ganhar porque vai representar o país no mundo”. O estilo romântico da estudante de 18 anos tinha bem mais a cara do estilo conservador americano nesse tipo de espetáculo do que o do roqueiro Josh Krajcik, de 30, ou o do rapper Chris Rene, de 28 anos, os outros dois finalistas da noite.

Como também faz bem o estilo americano, foi montada uma mega produção no palco, com direito a uma quantidade infinita de fachos de luzes coloridas, telões gigantescos com imagens surreais que se alternavam formando um novo cenário a cada música apresentada.  Também não faltaram comentários inflamados e até lágrimas por parte dos jurados: o criador do programa Simon Cowel, a cantora e coreógrafa Paula Abdul, a cantora Nicole Scherzinger e o produtor musical L. A. Reid.


No episódio pré final, foi a vez de os três candidatos se apresentarem para que o público desse seu voto pela internet. Cada um interpretou duas canções. Na primeira, cada um foi acompanhado pelo intérprete original da música escolhida. Josh fez dueto com Alanis Morissette; Chris, com Avril Lavigne, e Melanie, com R. Kelly. Mas foi baseado na segunda apresentação solo que o jurado realmente fez sua escolha. E foi quando Simon deixou claro que seu voto seria para Melanie, que levou o prêmio de um contrato de 5 milhões de dólares com a Sony Music. Antes do anúncio da vencedora na final, no entanto, o programa contou com apresentações de Stevie Wonder, Justin Bieber, Ne-Yo, Pitibull, 50 Cent e Leona Lewis.    

A transmissão ao vivo também para países fora dos Estados Unidos foi para evitar que sites especializados divulgassem detalhes e o vencedor da primeira temporada do reality show nos Estados Unidos. O programa teve sua origem no Reino Unido e a versão americana estreou no Brasil em outubro: "X-Factor" - Emoção x Apelação

Na sexta-feira (23) a final foi reprisada pelo canal, dessa vez com legendas. Essa primeira temporada nos Estados Unidos não superou as expectativas. Mas o que mais incomodou foi o fato de a final de “The X Factor” ter sido transmitido em SD (qualidade standard) também no canal HD da Sony. Ou seja, quem paga mais para ter qualidade de HDTV teve imagens exatamente com a mesma qualidade dos canais convencionais. É mais um ponto a ser revisto na próxima temporada. Se houver.